
Meninos, ponham as mãos na massa!
“Coma comida. Não em excesso. Vegetais, sobretudo.”

Um dos maiores gurus da alimentação saudável a nível mundial, o jornalista e escritor norte-americano Michael Pollan, tem três conselhos para nos dar: “Coma comida. Não em excesso. Vegetais, sobretudo.”
Ponham as mãos na massa e cozinhem em casa com os vossos filhos.

Parece simples. Mas, apesar de sabermos cada vez mais sobre aquilo que devemos comer e evitar no nosso dia-a-dia, continuamos a criar e a alimentar sucessivas gerações de crianças pouco saudáveis.
Em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso e muitas delas são obesas. Um número demasiado redondo e preocupante. Mas há mais: em média, cada criança bebe 5 refrigerantes por semana, 90% come fast-food, 2% come fruta fresca e apenas 1% sabe o que é beber água diariamente. Os números não me deixam mentir – os portugueses não sabem comer.
É preciso cozinhar uma solução que passa, acima de tudo, por criar hábitos alimentares saudáveis desde tenra idade. Porque, afinal, é de pequenino que se torce (e come) o pepino. É preciso, acima de tudo, mostrar às crianças que a verdadeira comida não está presente nos alimentos processados, ricos em açúcar, sal e gorduras trans ou saturadas.

A tarefa não é fácil. Todos sabemos que é difícil e dá muito trabalho incentivar os mais pequenos a comer mais uma colher de sopa ou uma peça de fruta, mas esse esforço pode e deve ser feito por nós com prazer. E se o truque do avião já não cola nem descola, o melhor é mesmo mudar de estratégia.
Em 2014, dei início a um um projeto piloto de Alimentação Saudável nas escolas, pioneiro em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Desde aí, promovemos inúmeras ações de formação e sensibilização em todas as escolas do município; reduzimos ao mínimo o desperdício alimentar; implementámos hábitos saudáveis nas cantinas, diminuindo a quantidade de sal utilizado nas refeições e incluindo mais fruta e legumes frescos no quotidiano das crianças.

No entanto, este trabalho está longe de estar concluído. É necessário envolver toda a comunidade e continuar a insistir nos benefícios desta mudança, para que os seus frutos sejam cada vez mais visíveis no presente e no futuro.
É aqui que entra a palavra mágica: cozinhar. Ponham as mãos na massa e cozinhem em casa com os vossos filhos. Sejam os verdadeiros influenciadores das suas vidas também à mesa e na cozinha. Experimentem envolvê-los no processo de confeção de um prato simples, desde a escolha dos ingredientes no mercado até à degustação da refeição propriamente dita.
Numa era em que vivemos obcecados com pequenos, médios e grandes ecrãs, cozinhar com os nossos filhos pode ser mais do que um passatempo. É uma forma saudável de os afastar de certos vícios e dar-lhes ferramentas para um futuro mais saudável e saboroso.
Comece já hoje. Bons cozinhados e bom apetite!
MARGARIDAS COM CAMARÃO, LIMA E PESTO DE MANJERICÃO
Serve 4
Ingredientes:
- 500G de Margaridas, Massa para Crianças com Vitamina D
- 20 Camarões, descascados, e cortados ao meio, sentido longitudinal (Reserve as Cabeças)
- 3 dentes de alho, sem casca, finamente picados
- Sumo de 1\2 lima
- Azeite q.b.
- Sal e Pimenta moídos no momento
- 50g de Milho Doce
- 250g de Tomate Cherry, cortado em metades
- 10g de Manjericão em Folhas
- 20g de miolo de pinhão
Pesto de Manjericão:
- 50gde Manjericão
- 70 ml de Azeite
- 10 ml de Sumo de Lima
- 10g de Parmesão Ralado
- 20g de miolo de pinhão
Modo de preparação:
- Numa panela grande, coloque água abundante, com um pouco de sal, e leve a ferver. Quando ferver, coloque as margaridas, e deixe cozinhar, conforme indicações da embalagem (8-10 min). Depois de cozer, escorra bem, passe por água fria (Para a cozedura da massa e mantém o máximo de nutrientes depois de cozinhado). Reserve, depois de passar por um fio de azeite, para evitar colar. (Guardar 20 ml da água da cozedura da massa)
- Entretanto, coloque os ingredientes do pesto de manjericão, no copo liquidificador, e triture tudo de forma a obter um molho cremoso. Guardar para usar mais tarde.
- Noutra panela grande, coloque um fio de azeite, com o alho picado e as cabeças do camarão. Esprema muito bem as cabeças, e passe este molho por um coador de rede mais fina possível. Ajustar temperos com pouco sal e pouca pimenta.
- Leve este molho de novo ao lume e junte o tomate e o milho, cozinhe 3-5 minutos e reserve.
- Salteie agora o camarão neste molho, previamente temperado com sal e pimenta e sumo de lima, com o tomate e o milho por 3 minutos, e adicione agora as Margaridas com Vitamina D, e a água da cozedura das Margaridas. Envolver tudo muito bem (Tomate, Milho, camarão e o alho), mexer um minuto.
- Para servir, colocar a massa nos pratos, dispondo os ingredientes do recheio em cima da Massa Margaridas Vitamina D. Decorar com uma colher de café de pesto de manjericão, o miolo de pinhão, e um gomo de Lima (Opcional).