As-massas-são-muito-mais-que-uma-refeição_BG

As massas são muito mais que uma refeição!

Tanta massa e aposto que ainda me esqueci de alguma.

por Vera Dias Pinheiro

leitura de 5 minutos

As-massas-são-muito-mais-que-uma-refeição_0

Esparguete, fettuccine, penne, tagliatelle, fusilli, gnocchi, massa recheada, massa com letras ou massas com vegetais. Roma, Florença, Veneza, Verona, Bari ou Nápoles. Tanta massa e aposto que ainda me esqueci de alguma. Tantas cidades diferentes e sempre a mesma vontade de ir,  conhecer e experimentar a gastronomia. Pela sua variedade e pela multiplicidade de formas que existem para a comer, tenho a certeza que dificilmente haverá alguém que não encontre uma massa à sua medida.

Mas não se trata apenas de Itália – há quem adore o país sem nunca ter lá ido – pode ser a nossa casa, pode ser aquele restaurante mesmo bom que descobrimos numa viagem a um outro destino, pode ser a receita que quisemos experimentar depois de ter visto num programa de televisão ou simplesmente um desenrasca de última hora por ser tão rápido e fácil de preparar. No fundo, pasta pode ser aquilo que nós quisermos.

Com vinte e um anos fui para a cidade de Trieste, em Itália, para fazer o meu Erasmus e por lá fiquei cerca de nove meses.  Assim que fiz a minha primeira refeição num restaurante veramente italiano, rapidamente apercebi-me que eu não sabia nada de nada a respeito das massas. E, talvez por isso, a pizza estava no topo das minhas preferências. Agora, fico complemente rendida quando me apresentam um prato de pasta a sério. Confeccionada da forma certa, al dente, com os ingredientes e os temperos certos, é de comer e repetir!

Depois dessa experiência, já perdi a conta ao número de vezes que viajei para Itália, primeiro sozinha e depois em família. E diria que não foi difícil convencer os meus filhos a experimentar as massas. Especialmente quando podem escolher o tipo de massas que querem e os ingredientes, como se estivessem a construir o seu próprio super-herói. Tudo funciona nesta perspectiva e, cá em casa, já se sabe que um dos alimentos responsáveis por dar energia são as massas.

As-massas-são-muito-mais-que-uma-refeição_2Artboard 1 copy

Todavia e, voltando a Trieste, a nossa senhoria, uma senhora já de alguma idade, fazia gosto em nos ensinar algumas coisas. Uma delas foi a preparação da massa fresca para a lasanha. Até aí, eu ainda não sabia a diferença entre a massa tradicional, que compramos no supermercado, e a fresca… E, de seguida, que a massa não é apenas o esparguete.

Mas as crianças são talvez os “clientes” mais difíceis de agradar. Em determinadas idades, são mesmo os mais esquisitinhos no que toca às refeições e são aqueles que mais contribuem para o exercício da nossa criatividade. Ufa! Que não pode haver um legume mais estranho no prato, que já não comem, mesmo que comam na sopa. Às vezes, o segredo é mesmo tornar uma refeição divertida, por exemplo, brincar com a apresentação do prato, fazer carinhas, desenhos, etc.

As massas de legumes, massas com formas divertidas e de cores diferentes, nomeadamente, ajudam-nos a convencer uma criança quase a partir do impossível.

As-massas-são-muito-mais-que-uma-refeição_1Artboard 1

A comida tem alma e nutre o nosso corpo, por isso valorizo tanto que não haja stress à mesa. Quero que eles cresçam com uma boa relação com a comida, pois isso irá permitir-lhes absorver o melhor que os sabores e a gastronomia têm para nos oferecer. Meras memórias de umas férias, de um jantar entre amigos, um momento especial ou uma viagem incrível.

Por tudo isto, como não celebrar o Dia Mundial das Massas?! Claro que faz todo o sentido! É uma forma de celebrar um imaginário rico e variado, para o qual as massas, os aromas, os sabores, nos transporta. Neste aspeto, as massas são muito mais que uma refeição, são uma experiência e uma constante descoberta!